Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Visando contribuir para a redução do crime de maus tratos e abandono de animais em Sorriso, o presidente do Legislativo, Iago Mella (Podemos) e o vereador Diogo Kriguer (PSDB) estão pedindo que o Poder Executivo implante um disque-denúncia exclusivo. Conforme os parlamentares, o Município carece de meios de comunicação específicos designado para atender esta demanda.
“Frequentemente somos procurados por munícipes preocupados com casos de abandono e maus tratos de animais, que apresentam dúvidas a respeito de como e onde efetuar a denúncia. Um disque-denúncia irá fortalecer a prática da participação voluntária em defesa dos animais”, garante Iago.
O pedido do presidente será enviado ao prefeito, Ari Lafin, com cópia à Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.
.