O vereador Irmão Fontenele (PROS), esta reforçando a necessidade de implantação do Projeto “Casamento Comunitário” no município de Sorriso/MT.

 

Justifica o parlamentar que “muitas pessoas que desejam formalizar sua união não têm condições de arcar com os custos de uma cerimônia, tanto no civil como no religioso, e através do Projeto Casamento Comunitário, o poder público municipal oficializará, gratuitamente, a união de casais carente, inclusive, arcando com todas as despesas cartoriais”, afirma Fontenele.

Segundo o parlamentar "a Secretária de Ação Social do municipio, Cátia Rossato, afirmou em reunião que o inicio do projeto acontecerá entre os meses de outubro e novembro deste ano, com a cerimônia de 150 casais", ressalta.

Outro ponto importante no projeto é que o casamento gratuito já é realidade no Brasil desde a entrada em vigor do Novo Código Civil (Parágrafo Único, artigo 1.512), e apesar da gratuidade do casamento ser garantida pela Lei Federal nº 9.534/97, ainda existe milhares de casais que não oficializaram seu casamento, revelando um quadro de exclusão social grave”