Foi aprovado na 22ª sessão ordinária o Projeto de Lei nº 58/2018 de autoria do vereador Nereu Bresolin – DEM, instituindo a Semana Municipal do Ciclismo sendo incluída semana no Calendário Oficial de Eventos para ser celebrado em 19 de agosto, Dia Municipal do Ciclista.

A semana tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade civil para o uso da bicicleta em benefício da saúde, do meio ambiente bem como promover o ciclismo como meio de transporte. “O incentivo ao uso da bicicleta como estratégia de mobilidade urbana tem alcançado resultados relevantes em várias cidades no mundo. Além de saúde para quem a utiliza, a bicicleta traz mais fluidez ao trânsito e não emite gases poluentes. A instituição da Semana do Ciclismo será uma importante ferramenta para a mobilidade urbana do município. O Município de Sorriso timidamente já conta com alguns quilômetros de ciclofaixas que serão ampliadas em mais vias a fim de possibilitar a acessibilidade e diminuir os riscos de acidentes no trânsito do município”, salientou o parlamentar.

Na semana de que trata essa lei, o Poder Executivo poderá promover campanhas publicitárias de educação e conscientização, através de políticas públicas que levem a massificação do uso da bicicleta em beneficio do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública. “Difundir uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte, promover conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida, buscar soluções para viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim melhorias para o trânsito são alguns artigos que compõe a lei”, informou Bresolin.

A PL subscrito pela bancada situacionista já se encontra no Poder Executivo a espera de ser sancionada.