A Câmara Municipal de Sorriso tem sido palco de um debate urgente sobre a segurança no trânsito envolvendo veículos elétricos e ciclomotores. Preocupados com o aumento exponencial de bicicletas elétricas, patinetes e motonetas, especialmente entre adolescentes, os vereadores aprovaram uma série de indicações que resultaram na realização do "Aulão sobre Veículos Elétricos e Ciclomotores", promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
O evento, aconteceu nesta segunda-feira (14), no Centro de Eventos Ari José Riedi. A iniciativa é uma resposta direta às proposições legislativas que pediam campanhas educativas e cursos de capacitação para usuários desses veículos.
Entre as proposições que embasaram a realização do evento está a Indicação nº 982/2025, de autoria do presidente Rodrigo Matterazzi (Republicanos), do vereador Gringo do Barreiro (PL) e outros parlamentares, que solicitou campanha educativa para o uso de motos, bicicletas e patinetes elétricos. Já a Indicação nº 117/2026, proposta por Matterazzi e pelo vereador Brendo Braga (Republicanos), sugeriu a realização de campanhas de conscientização nas escolas sobre o uso responsável desses veículos. A mais incisiva delas, a Indicação nº 605/2026, apresentada pelos vereadores Wanderley Paulo (Progressistas) e Brendo Braga, indicou a criação de um curso de capacitação gratuita para condutores, como requisito para habilitação ou credenciamento.
O "Aulão" teve formato englobando teoria e prática, com abordagem de temas como regras de circulação, onde esses veículos podem transitar e quais as velocidades permitidas; equipamentos de segurança, com a obrigatoriedade do capacete e outros itens de proteção; e cuidados no trânsito, com foco na prevenção de acidentes e na convivência com carros e pedestres. O evento contou com a participação de autoescolas, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros, e teve como público-alvo pais, responsáveis e adolescentes.