O presidente Damiani da TV (PSDB) recebeu a visita da oncologista clínica Claudia Schavinskt. Em pauta esteve a discussão de uma possível parceria de trabalho, via Consórcio ou Município, para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A indicação será endereçada à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

“Sabemos da necessidade de termos mais profissionais para fazer os atendimentos aos pacientes oncológicos na rede pública de saúde. Desde a legislatura anterior estamos indicando a construção de um Centro Oncológico em Sorriso, mas até que isso torne realidade, precisamos de mais médicos especialistas para identificar a doença e encaminhar para o melhor tratamento”, explica Damiani. 

De acordo com o vereador, ainda em novembro de 2018, por meio do requerimento n° 277/2018, ele solicitou a implantação de uma unidade ambulatorial de oncologia, para tratamento de quimioterapia e radioterapia no município, evitando que pacientes oncológicos precisem ser encaminhados para Cuiabá, ou Sinop, para o tratamento.

Depois disso, outras duas indicações foram feitas pelo parlamentar, em 2020 e em 2021, e a propositura foi aceita pelo Executivo. Para este ano está prevista a construção da unidade de saúde, que terá um custo aproximado de R$ 1,5 milhão. “Ter uma espaço específico e médicos especialistas para atender a comunidade é questão de humanidade, respeito e dignidade com os pacientes oncológicos que necessitam da saúde pública para o tratamento da doença. O câncer é uma doença que não pode esperar”, frisa o vereador.