O presidente da Câmara, Fábio Gavasso (PPS), acompanhado pelo vice-prefeito,  Ederson Dal Molin (PDT), participou da abertura do Seminário Internacional do Agronegócio com o Sistema Judicial, em Cuiabá.

O parlamentar, que foi convidado pelo juiz Jorge Iafelice dos Santos, um dos precursores da aproximação entre o Poder Judiciário e o Agronegócio em Sorriso, representou o legislativo sorrisense.

“O agronegócio é um dos principais motores da economia de Mato Grosso. Sorriso é uma das peças mais importantes neste cenário. Fico muito feliz em poder participar de um evento em que aproxima ainda mais o judiciário dos produtores, já que o projeto piloto teve inicio em Sorriso, no ano passado, e deu força para esta nova edição internacional. A Câmara de Vereadores está atenta aos debates do setor e sempre disposta a colaborar por melhorias ”, disse Gavasso.

Na oportunidade, Fábio Gavasso também teve encontro com o governador Pedro Taques e o empresário do agronegócio Erai Maggi.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laercio Lanz, disse que “já é possível ter na prática resultados da aproximação, visto que em Sorriso os magistrados foram na fazenda para ver de perto a realidade do campo”.

O evento

Realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), o evento contou com a presença de produtores rurais, advogados, estudantes, engenheiros agrônomos, magistrados e autoridades públicas. A programação segue até amanhã, sábado, (25/04).

Na abertura, o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, destacou a importância da integração e do diálogo do setor produtivo com o Poder Judiciário. Segundo ele, desde 2008, quando o agronegócio passou por uma grande crise econômica, pensava-se nesta aproximação. "Isso era um sonho nosso. Precisávamos ter tido este momento em 2008, para explicar e esclarecer a situação do setor. Se tivéssemos feito essa integração quem sabe a história teria sido outra. Mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Estamos muito felizes com essa oportunidade hoje", disse Prado em seu discurso.

O agronegócio mato-grossense representa 50,46% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro de produção de soja, milho, algodão e girassol e possui o maior rebanho bovino do país, com 28,5 milhões de cabeças. Mesmo com toda essa produção, preserva 62% do território estadual. Esse desempenho, segundo Prado, demonstra a importância do setor para a economia mato-grossense e para a geração de emprego e renda. Na visão dele, muitas legislações não acompanharam esse desenvolvimento e precisam ser revistas.

A solenidade de abertura também contou com a presença do vice-governador Carlos Fávaro; presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf; presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas; Procurador-Geral de Justiça, Paulo Prado; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, desembargador federal Edson Bueno de Sousa; juiz federal coordenador do Fórum da Justiça Federal, Roberto Luis Luchi Demo; presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Waldir Júlio Teis; vice-presidente do TJ-MT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; Corregedora Geral de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak; Defensor Público Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Junior; Procurador Geral do Estado de Mato Grosso, Patryck de Araújo Ayala; presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Antonio Rulli Júnior; coordenador do Centro de Estudos da América Latina, desembargador Márcio Vidal; diretora-geral da Escola Superior de Magistratura de Mato Grosso, Marilsen Andrade Addário, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Cuiabá, Maurício Aude.