A presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD), e os vereadores Jane Delalibera (PR), Vergilio Dalsóquio (PPS), Profº Gerson (PMDB) e Irmão Fontenele (DEM) participaram ontem (02.10), no plenário da Câmara, da assinatura do convênio de municipalização do trânsito entre Município e Detran. Com isso, Sorriso ficará responsável pelo gerenciamento local de autos de infração, aplicação de multas e avaliações de defesa, atualmente encaminhados para a gerencia do Detran em Cuiabá.

Com o convênio, o valor de multas geradas a partir de infrações de circulação no trânsito local, como estacionar em local proibido, independente do local de origem do veículo, passarão para o município. Já o valor de outras infrações como dirigir com CNH (Carteira Nacional de Habitação) vencida, continua sendo creditado para o Detran estadual.

Conforme o presidente do órgão, Giancarlo Castrillon, o município é o primeiro no Estado a realizar o convênio.

Para a presidente Marilda, que no mês passado indicou a descentralização do sistema de cobrança de multas de trânsito, a parceria vai garantir autonomia e agilidade nos processos relativos ao trânsito.

Após a assinatura do convênio, foi realizada a aula inaugural da capacitação dos agentes municipais de trânsito. O curso, que vai formar 20 agentes, contará com 400 horas/aula teóricas e práticas e será ministrado por profissionais do Detran.

A formação terá início na próxima segunda-feira (07.10) e se estenderá até o dia 28 de novembro. “Com esse trabalho que será desenvolvido em parceria pelos agentes, Polícia Militar e sociedade organizada vamos buscar uma mudança de comportamento dos condutores, o que, irá garantir melhorias na qualidade de vida, redução do número de acidentes e de vítimas no trânsito”, disse o secretário de Governo, Eugênio Destri.

Parceiro do programa, o tenente-coronel da PM, Márcio Thadeu Firme, destacou a colaboração em segurança em todos os sentidos, que será sentida assim que policiais e agentes passarão a atuar em conjunto.

Segundo ele, uma nova configuração já poderá ser vivenciada neste Natal, em que acredita, haverá uma grande diminuição no índice de acidentes.