Para proporcionar mais segurança aos ciclistas e melhor trafegabilidade dos veículos automotores nas vias urbanas de Sorriso, a presidente da Câmara, Marilda Savi (PSD) apresentou indicação versando sobre a necessidade de demarcação e implantação de ciclovias na cidade.
Como o Município não disponibiliza de uma área específica, os ciclistas não têm um local apropriado para transitar. “A consequência disso, é o grande número de acidentes envolvendo pessoas que utilizam bicicleta para se deslocar ao trabalho”, enfatiza.
A indicação parlamentar leva em consideração a disponibilização ao longo de vias urbanas que permitem a circulação exclusiva e com segurança de bicicletas e veículos de propulsão humana.
A propositura sugere ainda que a implantação de ciclovias obedeça a um planejado sistema “cicloviário”, que compreenda a ciclovia propriamente dita, “ciclofaixas”, faixas compartilhadas, estacionamento para bicicletas e sinalização. A intenção é que funcione de acordo com normas ou regras predeterminadas de circulação e conduta, a serem divulgadas mediante campanhas educativas.
“Pela atual realidade do trânsito em nosso município é urgente a necessidade de se criar maiores condições para a circulação dos ciclistas. Esperamos que o Poder Executivo atenda esta propositura, que entendemos ser de grande importância para os nossos munícipes, proporcionando maior segurança no trânsito”, defende a presidente.