O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso (PSB), acompanhado dos parlamentares Jane Delalibera (PR), Dirceu Zanatta (PMDB) e Professor Gerson (PMDB), participaram IV Cogresso Nacional de Feijão Caupí, que contou com a presença do ministro da agricultura, Blairo Maggi e os senadores José Medeiros, Wellington Fagundes e Cidinho. Também estiveram no encerramento do evento os deputados federais Nilson Leitão, Adilton Sachetti, Ezequiel Fonseca e o deputado estadual Mauro Savi. Estiveram ainda o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Reis da Silva e o secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller.

Fabio Gavasso fez a entrega de vários requerimentos ao ministro Blairo Maggi, solicitando o apoio do ministério da agricultura no sentido de que sejam tomadas providências aos pleitos do poder legislativo municipal, para a conclusão da obra de iluminação pública da BR 163, construção de um ginásio poliesportivo no bairro São Domingos e auxilio financeiro para a construção do parque técnológico. Gavasso enfatiza que; “não podemos perder a oportnidade de cobrar nossas autoridades federais que podem nos ajudar a fazer por nosso Municipio”, finaliza.

Para o presidente da Comissão Organizadora do IV Conac, Kaesel Damasceno, o evento tem superado as expectativas, já que participam 24 estados, e reconheceu a importância da presença do ministro da Agricultura. “Precisamos mudar o panorama da cadeia produtiva do feijão-caupi, que apresenta tendência de crescimento, principalmente nesta região, pois daqui sai 90% de todo o feijão que é exportado”, aponta.

Diz Blairo Maggi, que diante deste cenário é preciso que a cadeia produtiva esteja cada vez mais unida e fortalecida para enfrentar as demandas de mercado. “É preciso de organização dos produtores, inclusive política, e de muita pesquisa”, disse Maggi. Segundo ele, após o término do Conac estará pronto para receber todas as reivindicações do setor ao Mapa e se colocou à disposição para contribuir com a cadeia.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 10/06/2016
DIA DE CAMPO - O IV Conac segue hoje dia 10, com o Dia de Campo onde serão mostradas todas as etapas de produção do feijão-caupi. Serão quatro estações divididas nos seguintes temas: Cultivares / população de plantas; Inoculantes; Manejo de ervas daninhas e Colheita da cultura do feijão-caupi. O Dia de Campo começa às 8h.