Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Por meio de indicação parlamentar, o presidente da Câmara de Sorriso, Iago Mella (Podemos) está apontando ao Poder Executivo a necessidade de disponibilizar transporte coletivo noturno para atender estudantes universitários da Faculdade Atenas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
Segundo o parlamentar, universitários procuraram a Casa de Leis para falar da dificuldade diária que enfrentam por não terem um transporte de retorno para casa, pois o horário de término das aulas das faculdades não bate com o último horário de ônibus da linha.
“É grande o número de alunos que necessitam do transporte público para chegar a essas instituições de ensino e ajudá-los no deslocamento até suas casas é uma forma de incentivo para que não desistam de estudar. Por isso, contamos com a Prefeitura para atender esta solicitação”, frisa Iago.