Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) – Sebastião Martini oferta diversas atividades para os idosos sorrisenses. Porém, muitos deles residem em bairros distantes e não contam com transporte particular, tendo que andar longas distâncias até o ponto do transporte público.
Por isso, o presidente do Legislativo, Iago Mella (Podemos) está solicitando do Poder Executivo a destinação de um ônibus para uso exclusivo do CCI. Conforme o parlamentar, atualmente o transporte dos idosos é feito por uma Van utilizado pela Assistência Social que atende também outras unidades, como o Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente Nosso Lar e os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
A intenção é atender também os idosos que residem no Distrito de Primavera e no Assentamento Jonas Pinheiro.
“Esse é um pedido dos frequentadores do Centro de Convivência e a aquisição deste veículo será muito importante, garantindo aos idosos o direito de participar das atividades que trazem tantos benefícios à saúde e vida social deles, atuando na qualidade de vida, autoestima e favorecem um envelhecimento saudável”, destaca Iago.