Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Por meio do Requerimento nº 224/2023, aprovado durante a sessão ordinária desta quarta-feira (09), o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mella (Podemos) está solicitando a implantação de Colégio Estadual Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II, no município de Sorriso.
Inaugurado em agosto de 2018, em Alta Floresta, o Colégio Militar Dom Pedro II é primeira escola militar sob a direção do Corpo de Bombeiros Militar em Mato Grosso. A instituição é integrada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), juntamente com a Prefeitura Municipal.
O Colégio é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ficou em 1º lugar na classificação do município, 3º lugar entre as escolas estaduais e em 4° lugar entre todas as escolas públicas do Estado.
Conforme Iago, a instituição contribui no processo de formação do cidadão ao desenvolver um trabalho baseado em princípios que são referência à qualidade da educação, promoção de práticas que defendem valores, combate à indisciplina e à violência. “São atributos que, aliados à disciplina militar, contribuem sobremaneira para uma educação sólida, responsável e comprometida”, frisa.
O requerimento será encaminhado ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar em Mato Grosso, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira; ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto; e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel PM César Augusto Roveri; com cópia ao prefeito, Ari Lafin.