Na 35ª Sessão Ordinária o presidente da Câmara, Fábio Gavasso (PSB), abriu espaço para os alunos do 3º ano do Centro Educacional Vinicius de Moraes apresentar o Projeto sobre o Meio Ambiente Reduzir, Reciclar e Reutilizar, que realizaram durante o ano.

O estudante Murilo Cardoso aluno do 3º, foi o responsável em apresentar aos parlamentares  como foi a realização do projeto e qual a conclusão chegada pelos estudantes. Dentre a dinâmica do trabalho Murilo explicou que os alunos se dividiram e foram a campo em busca de informações e entrevista. “Fomos às ruas perguntar a população e aos órgãos responsáveis pelo meio ambiente municipal o que tem se feito para melhorar o meio ambiente”, destacou o estudante .

O aluno informou que na busca de informações sobre o projeto da coleta seletiva do lixo pelo município foi possível concluir que há projetos futuros  para os resíduos. “Percebemos que esses projetos estão apenas no papel”, lamentou o estudante.

Sobre a reciclagem do óleo usado, os entrevistados quase não conhecem o projeto, .informou o estudante.

Dentre a coleta de informação os alunos concluíram que mais de 50% da água tratada é usada com desperdícios pela comunidade. “Foi um trabalho árduo e longo, e não ficamos felizes com o resultado obtido, porém  mais de 85% das pessoas entrevistadas estão dispostas a ajudar o meio ambiente com redução da quantidade de lixo produzida como também mostraram interessada em fazer o descarte correto dos resíduos”, destacou Murilo.

A professora Regina Forni que acompanhou os alunos nesse projeto disse que existe um abaixo-assinado feito pela população que pede ações do município com objetivo de preservar o meio ambiente. Regina ainda fez um comparativo com outros municípios dizendo que cidade de Sorriso tem muito que melhorar na coleta de lixo seletiva, rede de esgoto e a preservação da água. A professora pediu ajuda dos parlamentares para levar o projeto até outros poderes.

 

O presidente ressaltou a importância das informações e deixou a Câmara Municipal disponível para esse projeto e aos demais que venham ao encontro dos anseios da comunidade. “Essa casa de leis estará à disposição a ajudar a preservar e conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente e estará ajudando na campanha de conscientização do meio ambiente”, finalizou.

 

Fonte: Claudia Sarubo