Na sessão ordinária desta segunda-feira (08.07), a presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi (PSD), apresentou indicação sugerindo ao Poder Executivo a implantação do Sistema Municipal de Registro de Casos de Câncer no município.

Conforme a parlamentar, o sistema terá como objetivo, além de coletar dados de casos de câncer de forma contínua e sistemática, interpretá-los. As informações armazenadas poderão ser utilizadas em  pesquisas epidemiológicas e no planejamento e avaliação de serviços de saúde. “A importância do registro de todos os casos de câncer identificados  é inegável para a política do câncer no município,  pois servirá de ferramenta para a viabilização de recursos no Ministério da Saúde para se trabalhar a prevenção e tratamento da doença”, explicou a presidente.

Segundo a vereadora, a partir dos dados do  sistema, a Secretaria Municipal de Saúde também poderá promover campanhas preventivas direcionadas. “Identificados os tipos de câncer e sua incidência, será mais fácil o enfrentamento, pois sabemos que com o diagnóstico precoce da doença, o tratamento é mais eficaz”, acrescentou.

O texto completo da indicação está disponível no link: /uploads/ckeditor/attachments/10/indica__o_Marilda.pdf