Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi (PSD), está cobrando do governo do Estado a instalação da Delegacia da Mulher no Município. O requerimento que reforça o pedido feito pelo então vereador Elias Maciel em 2011 está em tramitação na Casa de Leis e deverá ser votado na próxima sessão.

Conforme a presidente, a Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, trouxe à tona muitas dificuldades quanto a sua efetiva aplicação, como a falta de delegacias especializadas na defesa da mulher. “Além das instalações, o ideal é que a delegacia seja bem equipada e que o pessoal que atua lá seja qualificado para receber as vítimas”, completou.

DADOS - Nos últimos 30 anos, 92 mil mulheres foram mortas no Brasil vítimas de violência doméstica. Na última década, foram quase 44 mil.

Em Sorriso, relatório do 12° Batalhão da Polícia Militar aponta que durante o ano de 2012 foram registradas 233 ocorrências de crimes contra a mulher. Foram um homicídio, cinco estupros e 88 casos de lesão corporal, dentre outros delitos como tentativa de homicídio e ameaça.

Na Delegacia de Polícia Civil, o número de inquéritos registrados no ano passado envolvendo a violência doméstica também é alarmante. Dos 266 casos, 141 foram de lesão corporal, 28 de estupro contra vulnerável, 92 de ameaças, quatro tentativas de homicídio e uma morte.

O agressor, segundo a polícia, normalmente é o próprio convivente ou familiar.

Conforme o delegado Thiago Damasceno, os índices só não só maiores porque muitas mulheres não buscam atendimento por medo, por falta de informação e por vergonha, já que a maioria do efetivo policial é composta por homens.

“Analisando esses relatórios, pudemos observar o quão necessário se faz instalar em Sorriso a delegacia da mulher, órgão que contribuirá para um atendimento mais humanizado”, finaliza a presidente.