Durante a 21ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Sorriso, aprovaram por unanimidade o requerimento nº 172/2017, de autoria do vereador Dirceu Zanatta (PMDB), requerendo que seja instalada a Base Completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica e de saúde mental da população.

Após o atendimento do paciente a equipe médica define o destino do paciente podendo ser uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA ou um Hospital Terciário. Assim, esse serviço de atendimento móvel foi criado para organizar os diferentes níveis de situações de saúde, encaminhando os quadros de menor complexidade ou fase diagnóstica ou ainda para uma situação de estabilização clínica (UPAS) e os quadros de maior complexidade que necessitam de especialidades (politraumatizados, Infartos, Trauma de crâneos, Acidentes Vasculares Encefálicos, Abdome Agudo).

O vereador Dirceu Zanatta, aproveitou para falar a importância da referida propositura, “A cidade de Sorriso, conta hoje com uma população estimada em cem mil habitantes, e os serviços prestados pelo Hospital Regional de Sorriso não atende de maneira satisfatória os nossos munícipes, e isso vem onerando de maneira acentuada a prestação dos serviços realizados pelo município, congestionando os PSF’s e a UPA, espero que o Governo de MT atenda nossa solicitação e disponibilize o serviço para nossa cidade”, finaliza Zanatta.