Atendendo ao requerimento nº 154/2017, de autoria da vereadora Prof.ª Silvana Faccio, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Sardi Antônio Trevisol, esteve na 20ª Sessão Ordinária, realizada ontem (26.06), apresentando esclarecimentos sobre os projetos e o planejamento da pasta, no que se refere à Agricultura Familiar tanto em curto, médio, como em longo prazo.

O Secretário teve tempo limite de 15min para explanar as atividades e projetos realizados até o momento. Segundo Sardi, a Secretaria vem trabalhando com o objetivo de capacitar o pequeno produtor com assistência e atribuições legais, auxiliando na competitividade, lucro e comercialização da produção, e ao mesmo tempo fortalecendo as associações e cooperativas.

Atualmente a Secretaria conta com cinco programas em andamento: Programa Mais Leite, Frutifica, Vitamel, Horta viva, e Serviços de inspeção municipal criado por lei.

Segundo o Secretário, a Secretaria de Agricultura vem realizando campanhas de assistência para a agricultura familiar. Hoje o município disponibiliza cerca de 32% para a merenda escolar, produção que vem dos pequenos produtores.

A vereadora e autora do requerimento Prof.ª Silvana, aproveitou para comentar a participação do Secretário durante a Sessão, “Agradecemos ao secretário que atendeu o nosso requerimento, sabemos que os desafios são grandes, estamos visitando os assentados e a nossa maior preocupação é como vivem estes pequenos produtores na capital nacional do agronegócio, são diversas dificuldades, falta um fomento! Todos estão se sentido abandonados, e para se manter no campo precisam de um incentivo. há 15 anos eles aguardam para regularização de suas terras. É preciso ter prazo e considerar, é preciso estabelecer ações mais rápidas,” finaliza Silvana .

O Secretário Sardi Trevisol, finalizou sua fala em tribuna colocando a Secretaria de Agricultura à disposição do Legislativo e de toda sociedade.