O Plenário da Câmara Municipal de Sorriso aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 202/20 que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia do Maranhense, a ser comemorado no dia 28 de julho de cada ano.

A iniciativa de homenagear a população originária do nordeste brasileiro partiu do vereador Wanderley Paulo (Progressistas), autor principal do projeto. “Essa data comemorativa objetiva honrar a presença dos nascidos no Estado do Maranhão, e que escolheram Sorriso para viver suas vidas, ajudando a desenvolver o Estado de Mato Grosso”, frisou.

Para celebrar o dia, o parlamentar sugere ao Poder Executivo a realização de atividades articuladas com entidades e grupos organizados ligados à cultura nordestina. “A cultura popular do Maranhão é muito rica em seus vários aspectos, como artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças e outras que poderemos promover em nosso município”, completa.

O projeto, subscrito pelos demais vereadores, segue agora para a sanção executiva.

DIA 28 DE JULHO - Wanderley justifica que a data escolhida se deve ao fato de que esse dia é feriado estadual no Ma­ra­nhão, quando se comemora a adesão do Estado à independência do Brasil. “Foi o úl­ti­mo es­ta­do do Bra­sil a ade­rir à in­de­pen­dên­cia do Bra­sil em re­la­ção a Por­tu­gal. À épo­ca, o Ma­ra­nhão era uma das mais ri­cas re­giões do Bra­sil”, finalizou.