Um dos projetos aprovados pelos vereadores durante a 10ª Sessão Ordinária ocorrida na noite de ontem (17), foi o projeto de lei nº 051/2017, que trata da Criação da Semana de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea no Município de Sorriso-MT.

O objetivo da criação da Semana de Conscientização da importância da Doação de Medula Óssea no município de Sorriso-MT e de demonstrar a importância da inclusão da referida Semana no calendário anual de eventos da Prefeitura Municipal de Sorriso/MT, a realizarem-se preferencialmente nos dias 21 a 27 de Maio, coincidindo com a Semana Estadual.

O propósito é atingir a conscientização da população da importância de ser um doador de medula óssea considerando que qualquer pessoa poderá ser acometida de uma doença como a leucemia, conhecida também como o Câncer no sangue, que necessita do transplante de medula óssea.

Vale esclarecer que o município de Sorriso está vivenciando uma Campanha para salvar a vida de uma criança de uma família muito conhecida na cidade de Sorriso, que necessita urgente do transplante de medula óssea que traria uma esperança para a cura da doença.

A campanha está sendo liderada pela Comissão da OAB SOLIDÁRIA da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Sorriso/MT, na pessoa do seu Presidente Dr. Samuel Campos Pontes, com o total apoio da Presidente da Subseção Dra. Claudia Pereira Braga Negrão e pela Família da Criança, que estão conseguindo o apoio de diversas Entidades sendo que já realizaram uma reunião pública na Sede da OAB de Sorriso.

Um dos autores do projeto em comento é o vereador Marlon Zanella , que comentou a real importância desta ação em nosso município e região; “ conscientizarmos a população da importância de doar medula óssea vai além de um gesto de amor e solidariedade, pois com essa ação podemos salvar vidas; Estamos apoiando incondicionalmente esta campanha e vamos fazer com que este ato seja feito todos os anos, já que a doação deve partir do doador em procurar um Hemocentro, e com a semana de doação em Sorriso irá com certeza aumentar e muito o número de doadores”, concluí Zanella.

A criação da Semana de Conscientização para tornar-se um doador de medula óssea trará muitos benefícios para todos àqueles que estão em tratamento na busca do doador compatível. O hemocentro receberá as doações e realizarão cadastrados no REDOME (Registro Nacional de doadores de medula óssea), disponível a nível nacional.