O presidente da Câmara Municipal, Claudio Oliveira (PR), acompanhado dos vereadores Bruno Delgado (PMB), e Professora Marisa (PTB), juntamente com o deputado estadual Xuxu Dalmolin, estiveram reunidos durante a semana em Cuiabá, com o vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva e com o diretor do escritório de Inovação e Tecnologia Olivam da Silva Rabelo solicitando a vinda de um polo UFMT bem como a construção de um Campus para Sorriso.

Segundo o presidente Claudio Oliveira o pedido da universidade federal no município, , se deve ao fato de Sorriso ser uma das cidades integrantes da região do Vale Teles Pires que conta com 16 municípios e cuja população quase chega há 1 milhão de habitantes. Destacando como diferenciais do município a grande área territorial, suficiente para a instalação de uma instituição de ensino de grande porte que atualmente conta com apenas uma instituições de ensino superior em nível federal, na cidade vizinha.

“Nosso município necessita ter uma instituição de ensino superior federal, temos demanda e estrutura para fazer do município um grande polo educacional. Sabemos das dificuldades, porém solicitamos a priori a instalação de um polo com turmas especiais e cursos voltados diretamente para atender a demanda da região”, informou o presidente do legislativo.

Ficou definido que a Câmara de Vereadores estará ajudando a fazer um estudo técnico sobre os cursos que são solicitados pela comunidade estudantil do município bem como  estará buscando junto a bancada federal investimento. “O vice-reitor se mostrou favorável a nossa reivindicação e acredita que se houver apoio politico em médio prazo Sorriso poderá contar com um polo da UFMT com projeção para um campus”, salientou presidente que agora iniciará gestão juntos deputados federais e senadores do Estado.