Para atender a demanda de Sorriso por cirurgias de laqueadura e vasectomia, os vereadores Mauricio Gomes (PSB) e Leandro Damiani (PSDB) estão indicando ao Poder Executivo a compra desses procedimentos.                       

“Há dezenas de pacientes que necessitam dessas cirurgias, mas infelizmente não possuem condições financeiras para arcar com os custos da rede particular”, frisa Mauricio.

LAQUEADURA -  A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides. A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).

VASECTOMIA - Procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.