A contratação de mais agentes de combate a endemias pelo Poder Executivo foi cobrada pelo vereador Mauricio Gomes (PSB) durante a sessão plenária desta semana.  Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Junior Antônio de Barros,  são 31 agentes que atendem a zona urbana,  os distritos e os assentamentos.

Atualmente, o índice de infestação predial está em 4.53%, bem acima do aceitável pelo Ministério da Saúde que é até 1%. Os casos de dengue somam 190.

Durante fala na tribuna, o parlamentar argumentou que devido ao crescimento do Município, com a abertura de novos loteamentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso apresenta déficit de pessoal e, por isso, precisa reorganizar o quadro de agentes, já que o combate a doenças como a dengue é um desafio constante. “A Prefeitura poderia acelerar a realização de um processo seletivo ou até mesmo efetuar as contratações por meio de cooperativa, neste momento de pandemia”, frisou.

Mauricio também destacou que mesmo com a contratação de mais agentes, a participação popular na erradicação dos focos do mosquito Aeds Aegypti é de suma importância. “Eu peço aos cidadãos que limpem os seus quintais, que eliminem os criadouros do mosquito. Precisamos dessa conscientização para que evitar que essa  doença que também mata acometa mais pessoas”, finalizou.

Conforme a legislação, o cargo de agente de endemias destina-se, entre outras funções, a inspecionar estabelecimentos comerciais e residenciais com a finalidade de combater a presença de insetos vetores e animais transmissores de doenças infectocontagiosas ou peçonhentas, bem como orientar a população quanto aos meios de eliminação dos focos de proliferação destes animais.