Para atender a demanda de pacientes com problemas renais que aguardam consulta com médico especialista, o vereador Mauricio Gomes (PSB) está requerendo aos deputados estaduais que cobrem do governo estadual a contratação de nefrologista para atuar no Hospital Regional de Sorriso.

Atualmente, o atendimento nessa especialidade é feito em Cuiabá. “Além da longa espera na fila, o paciente ainda tem o desgaste com a viagem e os gastos com hospedagem, alimentação e transporte”, frisa o parlamentar.

Nefrologia – É uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças renais. O nefrologista é aquele que previne a deterioração da função renal e se responsabiliza pelos tratamentos disponíveis para o tratamento da Doença Renal Crônica Terminal (DRCT), isto é, quando os rins param de funcionar completamente, sendo necessária a hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.

O tratamento mais utilizado pelos pacientes renais crônicos no Brasil é a hemodiálise, correspondendo a 90% desta população.