A presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e o vereador Bruno Stellato (PDT) estiveram em Cuiabá nesta semana e praticamente garantiram um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão para construção de tanques de piscicultura para Sorriso. Através do Pró-Peixe, criado pela lei nº 9.408, que dispõe sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentado da Aquicultura e da Piscicultura, pequenos produtores poderão ter, em cada propriedade, até 5 hectares de extensão de lâmina d’água para a produção de peixes. A lei garante horas de maquinário para a abertura de tanques.
Acompanhados do deputado estadual Mauro Savi e do secretário municipal de Agricultura, Afrânio Migliari, os parlamentares estiveram reunidos com o secretário adjunto executivo do Núcleo Agropecuário, Adriano Fernando Falcão, que sinalizou de forma positiva para a vinda do investimento ao Município.
Conforme Stellato, a prefeitura se responsabilizará pela parte burocrática do licenciamento ambiental e a execução do projeto ficará a cargo do Estado. Para que seja atendido, o pequeno produtor deverá se encaixar nos requisitos da legislação.
“Sabemos da importância desses investimentos, pois o custo maior para a produção de peixes está na construção dos tanques. A atividade de piscicultura está crescendo muito no Brasil, inclusive no Estado, tendo sua rentabilidade já comprovada, sendo mais uma opção de renda, principalmente para o pequeno produtor”, salienta o parlamentar.