Sorriso
está sediando no Centro de Eventos Ari José Riedi a primeira edição do Congresso
Nacional de Oncologia – Inovação, Diagnóstico e Olhar Humano. O evento, promovido
pela Ong Cirinho Sorrindo, foi aberto na noite de ontem (24) e prossegue durante
todo o dia de hoje.
O presidente
da Câmara, Rodrigo Matterazzi, e o vice-presidente, Emerson Farias, representaram
o parlamento no dispositivo de honra na abertura do evento, que contou ainda com
a presença do vereador Adir Cunico e representantes do Poder Executivo.
Com a
presença de pesquisadores, acadêmicos, pacientes e comunidade em geral para
debater políticas públicas voltadas à oncologia, o congresso conta com a
apresentação de 45 trabalhos científicos que devem resultar na publicação de
uma revista cientifica.
De acordo
com a presidente da Ong, Carla Pianesso, o evento marca os dez anos de fundação
do Instituto em Sorriso.
Na
oportunidade, os vereadores elogiaram a entidade pela iniciativa ressaltando
que a discussão sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acolhimento
aos pacientes é fundamental para fortalecer a saúde pública e garantir mais
qualidade de vida às pessoas que enfrentam o câncer.
Também
destacaram o trabalho extraordinário realizado pela ONG e da parceria do poder
legislativo com a instituição com a destinação de emenda parlamentar para fortalecer
iniciativas voltadas ao cuidado e à conscientização sobre o câncer.
Além da
moderação do médico oncologista clínico Leandro Almeida Assunção e de palestras
da Dra. Andreia Vermont e do Padre Pedro Faustino, a programação completa
inclui palestras, painéis científicos, apresentação de casos clínicos,
exposição de trabalhos acadêmicos e momentos de integração entre profissionais,
estudantes e a comunidade.