O vereador Wanderley Paulo (Progressista) participou da apresentação na manhã desta quarta-feira (12) na Secretaria de Desenvolvido Econômico do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX . Participaram representantes de 16 municípios da região. A exposição foi realizada pela equipe do núcleo da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT em parceira da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

O vereador explicou que o programa oferecido pela Apex-Brasil, tem como objetivo envolver empresas para que introduzam o processo de exportação de forma planejada e segura. “ Precisamos pensar no futuro e desenvolver estratégias para o crescimento econômico e esse programa vem de encontro com nossa projeção futura, pois visa preparar as empresas tecnicamente orientando e respondendo questões sobre exportação e investimentos”, explicou Wanderley Paulo.

Wanderley Paulo destacou a indicação nº 42/2021 de sua autoria que tramitou durante a 2ª sessão ordinária solicitando a contratação de Consultoria Especializada, pública ou privada para elaboração do plano estratégico de desenvolvimento industrial de Sorriso e o mesmo já está inserido no PEIEX.

PEIEX

O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria.

São os parceiros da Apex-Brasil, que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação de empresas. Ou seja, profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo. Com base nas informações levantadas, é elaborado um plano de trabalho com a implantação de requisitos necessários à exportação. A empresa não precisa pagar pelo atendimento, mas deve estar disposta a dedicar tempo e investimento próprio para completar o processo.