Tramitou na 20ª sessão ordinária a
Indicação 437/26 que sugere ao Poder Executivo a implantação de protocolo e estrutura específica para
realização de sedação em procedimentos odontológicos na Rede Municipal de
Saúde, quando houver indicação clínica devidamente justificada pelo
cirurgião-dentista responsável, em Sorriso.
De
autoria da vereadora Prof.ª Silvana Perin (MDB), a propositura leva em consideração
o fato de que pacientes com Transtorno
do Espectro Autista (TEA), com deficiência intelectual, paralisia cerebral, síndromes
genéticas, transtornos neurológicos e fobias severas, por exemplo, necessitam
de atendimento diferenciado para garantir a execução dos tratamentos
odontológicos.
Para a vereadora, a ausência de um protocolo municipal para sedação
odontológica resulta, muitas vezes, na interrupção ou impossibilidade do
tratamento, ocasionando agravamento de doenças bucais, infecções, dores
crônicas e comprometimento da qualidade de vida dos pacientes. “Infelizmente, inúmeras
famílias enfrentam dificuldades para obter esse tipo de atendimento
especializado, sendo obrigadas a buscar tratamento em clínicas particulares ou
em outros municípios, gerando elevados custos financeiros e desgaste emocional”,
acrescenta.
Na opinião da parlamentar, a implantação do serviço na Rede Municipal de Saúde proporcionará maior inclusão, humanização e acessibilidade aos pacientes que necessitam de atendimento odontológico especializado.A indicação que conta com o apoio dos demais parlamentares será encaminhada às secretarias municipais de Saúde e de Administração.