A Comissão Pró-desembargo ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro entregou na tarde desta terça-feira, 23, na Advocacia Geral da União-AGU, o termo de adesão ao acordo de regularização ambiental da área do assentamento.

A reunião foi conduzida pelo Procurador-Regional da União, da 2ª Região, Claudio José da Silva.

O documento - que conta com quase 300 assinaturas de parceleiros -faz parte do processo que foi aberto para que a Câmara de Conciliação da AGU intermedeie no Incra e Ibama o desembargo do assentamento.

Agora, o termo será analisado pela junta de técnicos para seguir os trâmites legais para a derrubada do desembargo.

Wanderley Paulo destacou a importância de conquistar o desembargo. " Conseguirmos o desembargo ambiental e garantir aos nossos assentados a conquista para linhas de créditos do Governo Federal, o fomento a agricultura familiar e acima de tudo a tranquilidade da família.  Estamos empenhados a trabalhar para conseguirmos garantir para as mais de 400 famílias a legalidade dos assentamentos ", enfatizou o parlamentar.

A vereador Jane Delalibera informou aos técnicos   a importância da regularização ambiental. "Precisamos ajudar e fortalecer a agricultura familiar e estamos empenhados para conseguirmos esse desembargo ambiental ", detalhou.

Além dos vereadores Wanderley Paulo, Jane Delalibera, Carla Pianesso, Celso Kozak e Devanil Barbosa, participaram da reunião os vereadores de Vera, os presidentes das associações dos assentamentos Jonas Pinheiro e Alto Celeste Presidente da Apafac, Jairo Anastácio,  presidente associação Alto Celeste , Odimar Gehlen, presidente da Aprocel Reginaldo Nascimento  e a presidente da Associação das Mulheres Margarida Fortunato, os deputados Juca do Guaraná e Valtenir Pereira, o assessor do deputado federal Emanuel Pinheiro