O vereador Mauricio Gomes (PSB), encaminhou durante a 21ª Sessão Ordinária, a indicação nº 318/2017, que sugere a necessidade de implantação da farmácia cidadã, dentro da unidade de pronto atendimento (UPA), em Sorriso.
 
A UPA de Sorriso é uma unidade de Porte I, cadastrada para atender municípios de 50 mil até 100 mil habitantes com capacidade para realizar até 150 atendimentos médicos/dia, com dois médicos de plantão. A unidade local realiza em média 250 a 300 atendimentos/dia. Para atender essa realidade, é necessário dispor três médicos de plantão 24 horas.
 
A referida propositura justifica que, com a implantação da farmácia cidadã, o usuário poderá retirar o remédio, após passar por uma consulta clínica médica na UPA, ou seja, não adianta ter uma receita de outra unidade de saúde para retirar na farmácia 24 horas.
 
“A implantação desta farmácia poderá trazer mais comodidade para quem é atendido na unidade e necessita dos medicamentos, muitos usuários são atendidos fora do horário de funcionamento das farmácias cidadãs já existentes, esta indicação é importante para o paciente que necessita do atendimento médico na UPA,” finaliza Mauricio.