Com o intuito de auxiliar as mini e pequenas empresas da agricultura familiar na legalização junto ao SIM – Sistema de Inspeção Municipal, o vereador Profº Gerson (PMDB) está solicitando do Poder Executivo a disponibilização de profissionais para dar apoio técnico os pequenos empreendedores e ceder projetos para a agroindustrialização.
Conforme Gerson, os pequenos produtores não disponibilizam de recursos suficientes para contratar profissionais, como arquiteto, engenheiro civil e médico veterinário.
Segundo o parlamentar, o município conta com profissionais competentes para executarem esse trabalho no Departamento de Engenharia e na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que através de intercâmbio entre o Município e a Universidade de Turin - Itália capacitou duas profissionais na linha de industrialização de derivados de leite e embutidos.
“Estas profissionais podem, além de capacitar os produtores, serem responsáveis pelos pequenos empreendimentos”, disse.
“A falta do selo de qualidade inviabiliza todas as micro indústrias artesanais, inclusive a venda de derivados nas feiras e mercados locais, bem como, a inclusão na merenda escolar”, completou Gerson.