O vereador Dirceu Zanatta - MDB apresentou na última sessão ordinária a indicação n° 758/2019 sugerindo que o município implante o Programa de Tratamento a Depressão na Infância e Adolescência com objetivo de prevenir episódios de depressão maior na idade.

Zanatta explicou a importância desse programa. “A depressão na infância e adolescência pode proceder à adulta, isso mostra a importância da rapidez do diagnóstico e do início do tratamento principalmente no ambiente escolar. Assim nota-se que o quadro depressivo apresentado pelas crianças pode causar efeitos de danos no desenvolvimento, portanto a importância de acompanhamento e de apoio que as ações realizadas pelos psicólogos tenham função preventiva e que possibilite cuidadosa intervenção”, pontuou o parlamentar.

Para o vereador quando se tratam de crianças e adolescentes, os quadros depressivos, fatalmente resultam na queda do rendimento escolar, porque  um dos sintomas é a alteração da forma e da velocidade do raciocínio, por esse motivo a escola possui papel fundamental da identificação e encaminhamento desses jovens ao programa.

Com equipe especializada integrada ao programa após identificação pela escola de alunos com possíveis sintomas de depressão os mesmos são encaminhados ao programa para confirmar diagnostico e iniciar juntamente com a família o tratamento destacou o vereador.

No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas e cerca de 800 mil morem vítimas de suicídio todos os anos. No mundo a estimativa é que cerca de 300 milhões sofrem com a doença.

A propositura foi enviada aos órgãos competentes para analise de viabilidade.