O vereador Mauricio Gomes – PSB encaminhou na 4ª sessão ordinária  a indicação n° 108/2019 que pede a  implantação do Projeto Mãos Empenhadas Contra a Violência da Mulher. O projeto “Mãos Empenhadas Contra a Violência da Mulher” do  Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul,  é uma iniciativa inédita no país ao propor que profissionais da beleza sejam agentes no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Manicures, cabeleireiras e depiladoras, a partir de agora, serão multiplicadoras de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres e como combater e denunciar os abusos.

O vereador explicou que o projeto vem dando certo no Estado vizinho e pode ser tranquilamente implanto em Sorriso. “ Lá em MS como em outras cidades brasileiras, as profissionais de beleza participam de treinamento, com  psicóloga, assistente social e com a coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Na capacitação é falado como identificar uma mulher vítima, o que e como falar e passar informações, sem revitimizá-la, como funciona o ciclo da violência, em que o agressor e vítima giram em torno de agressões e reconciliações, até que a agressão possa chegar em um feminicídio, que é o homicídio de uma mulher por sua condição de gênero feminino”, informou .

Gomes destacou ainda “É importante ressaltar que o Projeto Mãos Empenhadas contra a Violência funciona como ação preventiva, ampliando e fortalecendo a rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, dando visibilidade sobre as questões de gênero e aos inúmeros tipos de violência existentes, devemos sempre buscar mecanismo de apoio e orientação e acredito que esse é um grande passo”, destacou.