Conforme a Lei Municipal n° 1.187/04 é obrigatória a construção de calçadas em frente aos imóveis comerciais, residenciais e industriais que já possuem meio-fio e pavimentação asfáltica.

Com o intuito de auxiliar os moradores de bairros de menor poder aquisitivo de Sorriso, o vereador Irmão Fontenele (DEM) está indicando  a realização de parceria com o Poder Executivo para construção de calçadas comunitárias.

A sugestão do parlamentar é de que a administração forneça o material necessário e a população entre com a mão de obra. “Todas as vias urbanas devem ser contempladas com calçadas e um meio viável para a solução deste problema seria a realização de uma parceria com o poder público. Desta forma estaremos garantindo o direito de transitar com segurança aos pedestres”, disse.

Conforme o parlamentar, a construção de calçadas nestes bairros vai facilitar a mobilidade, sobretudo para idosos, gestantes, mães com carrinhos de bebê, obesos, pessoas portadoras de necessidades especiais ou com a mobilidade reduzida.

“As calçadas também valorizam os imóveis e a cidade como um todo, possibilitando qualidade de vida à população, com aspectos de melhor limpeza, organizando o ambiente e proporcionando mais saúde e conforto aos munícipes que ali residem”, completou Fontenele.