O vereador Bruno Stellato, (PDT), visitou a escola municipal Rui Barbosa e ministrou palestra para alunos do 3º ano do ensino fundamental, com o tema “Sustentabilidade e preservação do Parque Ecológico municipal”, da cidade de Sorriso/MT. O objetivo da palestra vem em encontro com o projeto “União faz a vida”, que foi lançado oficialmente no mês de outubro/2015, e tem a finalidade depo em prática os conecimentos adquiridos em aulas de campo, preparando-as para uma sociedade melhor e responsáveis pela gestão pública.

O projeto atende 18 municípios matogrossenses, totalizando cerca de 63 mil estudantes contemplados, que além de receberem vários tipos de treinamento, podem aprender sobre cooperativismo, cidadania e cultura.

Durante a palestra, ministrada pelo parlamentar, os alunos, puderam tirar suas dúvidas relativas à preservação do meio ambiente do parque, conservação e o bom uso das áreas abertas, as quais são utilizadas pela população durante suas visitas.

Bruno Stellato diz que “ todos os projetos que envolvem crianças, precisam ser valorizados e apoiados. E este em especial, pois faz as crianças vivenciarem e após avaliarem suas experiências, que certamente serão importantes para o seu crescimento e desenvolvimento. Parabéns a todos os envolvidos no projeto.”, concluiu.

A escola municipal Rui Barbosa, atende 619 alunos do ensino fundamental, distribuídos em 20 turmas, nos períodos matutino e vespertino.

Localizada no bairro Morada do Sol, possuí uma estrutura física excelente e professores comprometidos com o aprendizado e com a boa formação humanística de seus alunos.

Professores responsáveis pelo projeto: Eulina Macedo Braga e Adriana Rosa dos Santos, as quais assumem o papel de rejetes; também destacamos os demais: Maria Isabel Gobbi, Claudio Henrique Farias Sobrinho.

Dentre a escola municipal Rui Barbosa, também faz parte deste projeto a escola Valter Leite Pereira.

Histórico do Parque Ecológico Municipal “Claudino Francio”

Deu-se inicio a construção no ano de 2007 e inaugurado em 2008. O projeto técnico foi concebido via SAMA – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio de plantas e desenhos.

A lei nº. 1.709/2008, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, foi sancionada pelo prefeito municipal, Dilceu Rossato, onde dispõe sobre a denominação de obra pública, criando oficialmente o Parque Ecológico Municipal.

Com 12 hectares de extensão, localizado na Avenida Mário Raiter no loteamento urbano “Recanto dos Pássaros” - sob coordenadas geográficas> Latitude: 12º 31’ 51,27’’ S – Longitude: 55º 43’, 34,01’’ W, no município de Sorriso/MT.

O Parque possui várias nascentes de águas, as quais obrigatoriamente devem ser preservadas.

A cobertura vegetal que predomina na área do Parque é de espécies nativas (do tipo transição floresta/cerrado), característico do município de Sorriso.

Ao longo dos anos a SAMA, vem inserindo algumas espécies frutíferas, também nativas da região para servir de alimento para a fauna que habitam o local.

Hoje o parque recebe cerca de 20 mil visitantes por mês, que além de apreciarem as belezas naturais,  podem curtir o ambiente com suas famílias e desfrutar de excelente espaço para exercícios físicos.