O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou na 2ª sessão ordinária o requerimento nº 25/2021 pedindo que os deputados estaduais e federais façam gestão junto ao Governo do Estado para a implantação de um Campus da Unemat - Universidade Estadual de Mato Grosso no município, hoje os estudantes estudam via Universidade Aberta do Brasil, aos finais de semana em salas cedidas pela Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt.
O vereador lembrou que já existe a Lei Estadual autorizando a instalação e a criação do Campus da Unemat no Município de Sorriso (Lei Estadual n° 136/2003), “Nosso município necessita ter uma essa instituição de ensino, temos demanda e estrutura para fazer do município um grande polo educacional. Sabemos das dificuldades, porém temos que nos ater a demanda da região”, informou Wanderley Paulo
Wanderley salientou ainda que a Unemat já tem vários cursos de graduação no município como Turismo, Pedagogia, Artes Visuais, História e Ciências Biológicas, “São aproximadamente 100 alunos distribuídos entre cursos de graduação e especialização e a instalação do Campus poderá atender municípios adjacentes como Nova Ubiratã, Tapurah, Vera, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Santa Rita do Trivelato”, enfatizou.
O vereador lembrou que desde 2003 luta para a implantação da Unemat em Sorriso. “ Temos que trazer para Sorriso o campus, alguns cursos conseguimos implantar em Sorriso após muita luta. Cabe agora fazermos gestão juntos aos deputados e governador para que seja efetivado o campus dessa universidade tão importante para nossos futuros acadêmicos”, disse wanderley paulo
UNEMAT
A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1978 e mantida pelo governo do estado de Mato Grosso, com sede administrativa no município de Cáceres. Possui campus nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra. Sendo 13 campus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de Ensino a Distância. Cerca de 22 mil acadêmicos são atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas.