Preocupado com o aumento de casos da Covid-19 em Sorriso, o que reflete na ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o vereador Diogo Kriguer (PSDB) apresentou um requerimento, na sessão desta segunda-feira (15), onde solicita ao Estado a reativação de 10 leitos exclusivos para pacientes infectados, no Hospital Regional de Sinop, unidade de referência para tratamento da Covid na região.
Segundo o parlamentar, o número de infectados está aumentando e a necessidade de novos leitos de UTI é imprescindível. “O Hospital Regional atende não só os pacientes de Sinop e Sorriso, mas cerca de 500 mil pessoas, que correspondem à população de 14 municípios que compõe o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires, por isso a infraestrutura precisa ser melhorada e ampliada”, frisa Diogo Kriguer.
Atualmente o Hospital Regional de Sinop conta com 19 leitos de UTIs e 29 leitos de enfermaria específicos para Covid, mas no auge da pandemia chegou a contar com 29 Unidades de Terapia Intensiva. “Como os casos de Covid foram reduzindo e o contrato destes leitos extras chegou ao fim, não houve renovação e os leitos foram desativados. Porém, os casos voltaram a crescer e a ocupação dos leitos também. Nem mesmo a rede privada de Sorriso tem UTI disponível, o que nos preocupa muito”, ressalta o vereador.
O requerimento nº 28/2021 foi aprovado pela Casa de Leis e encaminhado ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.