Com objetivo de agilizar os processos de entrave da titulação e regulamentação do Assentamento Jonas Pinheiro na manhã da última quinta-feira (16), o vereador Marlon Zanella – MDB juntamente com  representantes do Assentamento foram recebidos pelo secretário de agricultura  Marcio Khun e o prefeito Ari Lafin com objetivo de criar ações para agilizar os obstáculos judiciais que os parceleiros estão passando por falta do documento probatório de posse.

O assentamento foi criado no ano 1998, beneficiando 245 famílias. Em 2002, todas as famílias receberam somente os títulos provisórios de seus lotes.

Durante a reunião o parlamentar sugeriu que o Poder Executivo disponibilize um assessor jurídico para acompanhar os processos judiciais que tramitam desde 2001 bem como a contratação através de licitação de empresa para fazer o georreferenciamento dos lotes. “O que entrava hoje a liberação dos títulos de posse aos parceleiros são alguns processos judiciais”.

Zanella informou que durante a reunião o presidente da Aprocel, Reginaldo do Nascimento, pediu que o prefeito viabilize um encontro com o presidente Bolsonaro para a associação entregar um documento com algumas reivindicações entre elas a intervenção do Presidente para ajudar na desburocratização para a regularização do assentamento.

Vereador ressaltou ainda que o Prefeito Ari Lafin determinou a criação de uma Comissão que irá acompanhar todos esses assuntos tratados em reunião.

Na oportunidade estavam presentes a coordenadora do Programa Vitamel, Clarice Saueressig e o presidente do Sindicato dos Trabalhos Rurais de Sorriso Edenir Gonçalves.