De autoria do vereador Mauricio Gomes e aprovada por unanimidade na sessão do dia (22) o requerimento nº 108/2019 que pede a implantação de coleta seletiva de lixo no município. A propositura destaca que o lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo sendo composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitáveis: como plásticos, vidro, papéis, papelão, latas de alumínio e de aço que poderiam ter destino mais nobre.

Para a efetivação da coleta seletiva o parlamentar solicita que os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes, Selma Arruda, e os deputados Nelson Barbudo, José Medeiros, Dr. Leonardo, Emanuelzinho Pinheiro, Carlos Bezerra, Professora Rosa Neide, Juarez Costa, Neri Geller, viabilizem recursos financeiros através de suas emendas parlamentares.

“Como sabemos, coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento de tudo o que pode ser reaproveitado, enviando-se esse material para reciclagem. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. A coleta seletiva não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais – matérias-primas, água e Energia – e, em alguns casos, pode representar a obtenção de recursos, advindos da comercialização do material para as cooperativas”.

O parlamentar quer incluir na rede de ensino municipal a realização de palestras que orientem sobre a coleta seletiva de lixo. “É importante que possamos educar e fazer com que os alunos tenham consciência na separação de vidro, papel, plástico e lixo orgânico, levando esse hábito para suas casas. Temos que incentivar nossos alunos a contribuírem e melhorarem o meio ambiente da nossa cidade”, disse.

Gomes lembra que a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para centenas de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Sendo assim, indico ao Poder Executivo Municipal que estabeleça a implantação de coleta seletiva de lixo no município de Sorriso considerando a importância desta matéria e os inúmeros benefícios que trará para o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”.

“Um dos pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente é a coleta seletiva de lixo. Além disso, precisamos também pensar em quem faz a Coleta de Lixo, gari ou catadores de rua, que podem ter suas atividades facilitadas com a separação adequada do lixo”, afirma Mauricio.

O vereador ainda cita, que além dos inúmeros benefícios existentes, ao reciclar os resíduos que descartamos, obtêm-se vantagens econômicas com a diminuição nos gastos públicos com: limpeza e saúde pública, controle da poluição, aterros sanitários e remediação ambiental de áreas degradadas e ainda, a possível oferta de emprego e renda para a população desprivilegiada, “Enfim, são diversos benefícios que Sorriso está perdendo ao não reciclar o lixo”, finaliza Mauricio.