O vereador Bruno Stellato (PDT) está requerendo à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDR) informações sobre as estações de monitoramento da qualidade da água dos rios Teles Pires, Tenente Lira e Celeste. “Queremos saber se elas estão em funcionamento. Caso estejam, se registram apenas o nível das águas ou também coletam dados sobre sua qualidade, como índices de coliformes fecais e toxicidade”, justifica.

Segundo ele, a preocupação é com a saúde pública, pois os rios além de abastecerem grande parte da população rural, também são ricos em pescados. “Em Cuiabá, um servidor da Secretaria Estadual de Saúde nos informou que o número de casos de câncer registrado na nossa região é bem maior do que no restante do País, o que nos causa uma grande preocupação”, diz o vereador.

Conforme o parlamentar, como as lavouras consomem uma grande quantidade de agrotóxico, há a necessidade de se saber como estão os rios da região. “Será que a incidência da doença tem relação com a atividade agrícola, com a água consumida?”, questiona.

Na opinião de Stellato, através das estações de monitoramento, as autoridades poderão trabalhar com mais eficiência na preservação do meio ambiente, em especial dos rios afluentes da região, garantindo assim que outras gerações possam usufruir também dos mesmos com a qualidade necessária.