Na última sessão da Câmara, realizada em 26 de fevereiro, o Vereador Bruno Delgado conseguiu aprovação de seu Requerimento n° 041/2018, encaminhado ao Poder Executivo Estadual, solicitando informações sobre a possibilidade de convênio com a Casa de Apoio em Barretos/SP, para acolher e dar suporte aos pacientes oncológicos do Estado de Mato.

“Sabemos que muitos munícipes sorrisenses passam por tratamento no Hospital do Câncer de Barretos que é uma das referências no tratamento da doença no país, e pela fragilidade que se encontram e a distância percorrida na ida e na volta do hospital, acabam passando por mais sofrimento. Pensando nisso, protocolei o documento questionando a possibilidade do Poder Público fazer esse convenio com casas de apoio para acolher e hospedar essas pessoas com um mínimo de estrutura e conforto para amenizar o sofrimento pelo qual passam nesse período”, explica o Vereador.

Atualmente, conviver com o câncer no lar é um fato concreto no seio de muitas famílias. Deve-se lembrar de que esta doença é considerada, isoladamente, a segunda maior causa de morte na população brasileira. Tal realidade implica em reorganização social, sobretudo no que diz respeito ao apoio necessário aos familiares e pessoas que vivenciam diretamente a doença.

As chamadas casas de apoio propiciam um ambiente familiar, distanciando-se do aspecto hospitalar e aproximando-se do âmbito da rotina doméstica e têm a função de empregar o cuidado humano aos que nela se encontram, para proporcionar bem-estar físico e emocional. Essa assistência é implementada por equipes multiprofissionais que realizam a união de diversos conhecimentos para proporcionar cuidado amplo e contínuo para portadores de neoplasia maligna que realizam o tratamento fora do domicílio. “Sendo assim solicitamos que o Governo do Estado firme convênio com essas casas de apoio que são referência para o tratamento oncológico e merece a atenção e incentivo dos órgãos governamentais, pautando-se na possibilidade de inúmeras pessoas darem seguimento a seu tratamento”, ressaltou.

A propositura com coautoria dos vereadores Damiani na TV – PSC, Professora Marisa – PTB foi subscrita pelos vereadores Claudio Oliveira – PR, Mauricio Gomes – PSB, Professora Silvana –PTB ne pelo presidente da Câmara vereador Fábio Gavasso – PSB.