Para evitar que a montanha de entulho e lixo na cidade aumente cada vez mais no aterro sanitário, o vereador Acácio Ambrosini – PATRIOTA, propôs durante a 25ª Sessão Ordinária através da indicação nº 526/2020 que a Prefeitura implante ecopontos para depósito de resíduos sólidos recicláveis em containers.

Os ecopontos, já existentes em várias cidades brasileiras, são locais organizados para receber pequenas quantidades de entulhos geradas por reformas e obras domiciliares, restos de podas, móveis e estofados velhos, além de plásticos, metais e vidros, por exemplo. Segundo o vereador, esse tipo de espaço “é uma solução eficiente para educar a população, diminuindo o estoque de lixo e entulhos depositados diariamente nas ruas, praças e terrenos baldios” destacou o parlamentar.

Acácio salientou ainda que cada vez mais, é exigida uma gestão de resíduos sólidos capaz de gerenciar as informações na base da produção, do consumo e do descarte. A coleta seletiva é parte integrante desta gestão de resíduos, podendo adotar metodologias como a deposição em postos de entrega voluntária.  “A instalação de eco pontos em containers traz benefícios com mobilidade, haja vista que o mesmo possui a facilidade de alteração da localidade sempre que necessário, higiene e segurança, uma vez que o mesmo é fechado e a coleta é realizada separadamente, além de auxiliar na triagem para a limpeza e separação dos resíduos e no acondicionamento do material a ser reciclado”, pontuou Ambrosini.

A matéria foi encaminhada ao Poder Executivo para análise de viabilidade.