A vereadora Professora Silvana Faccio (PTB) e o servidor da Câmara de Sorriso, Leocir Faccio, participaram do ciclo de palestras da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que está acontecendo desde ontem no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Cerca de 200 pessoas estão participando do evento promovido pelo Conselho Municipal do Idoso e Secretaria de Assistência Social que neste ano tem como tema “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Durante a palestra, Silvana e Leocir – que são professores e casados – abordaram assuntos como a valorização do idoso nos âmbitos familiar e escolar, as leis que asseguram os direitos da pessoa idosa e também a inclusão digital.

“A implantação do Estatuto do Idoso, sancionado em 2003, veio para solidificar toda a legislação referente à pessoa idosa, porém, muitos deles não conhecem seus direitos e nem sabem como reivindicá-lo, por isso da importância de os idosos se organizarem para cobrar o cumprimento da legislação”, frisaram, acrescentando que existem mais de 25 leis municipais em Sorriso que tratam de questões relativas aos idosos.

Os palestrantes também sugeriram às escolas que insiram em seu planejamento letivo atividades que trabalhem nos alunos o respeito e a valorização da pessoa idosa. “Precisamos despertar esses sentimentos nas novas gerações porque é muito triste ver  idosos que muito contribuíram  para a nossa sociedade e com tanta experiência para compartilhar sendo negligenciados pela família e pela sociedade”, defenderam.

Na oportunidade, Silvana e Leocir citaram a importância de o Poder Público oportunizar ferramentas de inclusão digital e encerraram a palestra com a música Utopia, do Padre Zezinho.

Fonte: Ângela Gimenez