A vereadora Jane Delalibera (PR) aproveitou as comemorações da Semana da Mulher para cobrar o cumprimento da lei municipal 1.982/10 que institui um programa de atendimento integral e humanizado às mulheres sorrisenses em estado de climatério ou pós-climatério. 

A lei, de autoria da própria parlamentar, foi sancionada em dezembro de 2010.

Conforme a vereadora, o objetivo é oferecer mais qualidade de vida à mulher, já que durante o climatério – período em que os hormônios vão progressivamente deixando de ser fabricados - ocorrem alterações físicas e psíquicas importantes. “A menopausa é um evento que acontece durante o climatério. Não são doenças, mas ocorrências naturais da vida das mulheres que, por causa dos sintomas, precisam de atenção”, justifica.

 Segundo ela, com o cumprimento da lei, muitas mulheres, que por vergonha não procuram o médico, terão um atendimento mais direcionado, inclusive com a oferta de exames indicados para essa fase da vida, como mamografia e colposcopia.

Conforme a legislação, para participar do Programa, o Poder Executivo deverá selecionar profissionais de seu quadro funcional que receberão treinamentos para apreciação de diagnósticos e prescrição de terapias de reposição hormonal.  “A Prefeitura poderá realizar parceira com empresas, laboratórios, faculdades, entre outros órgãos para viabilizar a infraestrutura necessária para a implantação do programa”, sugere.

O requerimento cobrando a aplicação da lei deverá ser votado na sessão de segunda-feira (11.03).