A vereadora Jane Delalibera (PR) é autora de uma indicação que pede à Prefeitura Municipal de Sorriso a realização de uma palestra com médico urologista destinada ao público masculino.

Na opinião da parlamentar, além de fortalecer a saúde preventiva, a palestra também fará alusão à campanha de conscientização sobre o câncer de próstata Novembro Azul.

A propositura, subscrita pela bancada de situação, segure parceria entre as secretarias de Ação Social e de Saúde com a Câmara Municipal de Sorriso para a realização da palestra.

Novembro Azul - O movimento é realizado em parceria pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.