Com o objetivo de conscientizar as futuras mães sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação, a vereadora Prof.ª Marisa (PTB) está indicando ao Poder Executivo a realização de uma campanha de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal.

A parlamentar propõe que as ações sejam realizadas pelo Município por meio de eventos, campanhas e atividades de conscientização e prevenção do consumo de álcool antes e durante a gravidez, prevenindo o nascimento de crianças com a Síndrome.

A Indicação 300/20, subscrita pelos vereadores Bruno Delgado (PMB), Claudio Oliveira (PL), Profª Silvana (PTB), Maurício Gomes (PSB) e Wanderley Paulo (Progressistas), será encaminhada às secretarias municipais competentes.

O que é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)?

A SAF é o transtorno mais grave do espectro de desordens fetais alcoólicas (fetal alcohol spectrum disorders – FASD) e constitui um complexo quadro clínico de manifestações diversas que podem ocorrer em quem cuja mãe consumiu bebida alcoólica durante a gestação. Os efeitos decorrem da interferência na formação cerebral, em especial na proliferação normal e migração dos neurônios que não se desenvolvem completamente em certas estruturas e podem acarretar alterações congênitas, anomalias do sistema nervoso central, retardo no crescimento e prejuízos no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

De fato, o consumo de álcool por gestantes pode provocar desde disfunções mais sutis até o quadro completo da SAF, passando por parto prematuro, aborto, morte fetal e uma série de deficiências físicas, comportamentais, cognitivas, sociais e motoras, além de outras dificuldades ao longo da vida.

Segundo alguns autores, o álcool seria uma das princi­pais causas de déficit neurocognitivo nas crianças em idade escolar, caracterizado pelo déficit de atenção e dis­túrbio de conduta como a ansiedade e resistência a absor­ver regras sociais.

O baixo rendimento escolar, causando repetência e exclusão da escola, comprovadamente é um dos fatores favoráveis para o surgimento do comportamento antissocial, delinquência e adesão às drogas e ao crime.