Com o objetivo de capacitar as pessoas que atuam como cuidadoras de idoso, a vereadora Jane Delalibera (PR) está sugerindo à Secretaria de Assistência Social a criação do Programa de Capacitação e Formação de Cuidador de Idosos.

Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos aos técnicos e familiares que prestam assistência ao idoso enfocando o ato de cuidar com olhar humanizado, fornecendo conhecimentos técnicos.

A vereadora também destacou a importância do projeto diante da possível regulamentação da profissão de cuidador de idosos que determina que esse profissional auxilie e acompanhe a pessoa idosa em diversas situações como na realização de rotinas de higiene pessoal, ambiental, de nutrição e de procedimentos de saúde. “Além dos familiares, o programa vai promover a formação daqueles que quiserem desempenhar essa função de forma profissional, responsável e consciente”, frisou.

Segundo ela, temas como estatuto do idoso; aspectos nutricionais; prevenção de acidentes no ambiente doméstico e áreas externas; prestação de primeiros socorros ao idoso; informações básicas sobre doenças como síndrome de Alzheimer, doença de Parkinson, diabetes, depressão e AVC; o idoso terminal e a postura profissional do cuidador diante da morte fazem parte do conteúdo programático de grande parte dos cursos. “Acreditamos que com o atendimento da presente indicação, iremos diminuir os índices de mortalidade dos idosos por maus tratos, além da melhoria da qualidade de vida”, finaliza.