Os vereadores Bruno Stellato (PDT) e Vergílio Dalsóquio (PPS) participaram ontem (13.08), na Prefeitura Municipal, de uma reunião entre o prefeito Dilceu Rossato com o presidente da Biomax Technologies, Alfred Chan H. K, e a gerente Peggy Chong Ru Xin. Os empresários são de Cingapura e vieram, acompanhados pelo assessor técnico da Secretaria de Estado de Indústria,Comércio, Minas e Energia (Sicme), Hércules Giuliani,e pela representante do Escritório de Desenvolvimento de Mercado do Governo de Cingapura, Camila Garcia, apresentar à administração municipal, vereadores, produtores rurais e empresários a tecnologia que transforma dejetos orgânicos em fertilizantes.

Ambientalmente correta, a tecnologia ainda elimina odores e patógenos presentes nos materiais orgânicos (esgoto, lixo doméstico, carcaça de animais, restos de alimentos, resíduos de granjas, etc.) a partir da utilização de enzimas a alta temperaturas (de 80°C a até 120°C) em estruturas com duas capacidades de processamento:  15 ou 80 toneladas de resíduo por dia.  Para cada quilo de material a ser processado, deve ser utilizado um quilo de enzimas, que, assim como as estruturas, também são patenteadas pela Biomax.

A tecnologia já é utilizada em 15 países e os empresários vieram ao Brasil para buscar novos parceiros comerciais. "O município de Sorriso foi escolhido em Mato Grosso para a essa visita em razão de sua liderança no agronegócio", explicou o assessor da Sicme, que informou ainda que os empresários também participaram de reuniões em Cuiabá com representantes de entidades ligadas ao setor agrícola.

Para o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, a busca pela sustentabilidade é uma preocupação constante da administração e a empresa vem apontar uma solução para problemas ambientais como a geração de resíduos e odor. "Além de não agredir o meio ambiente, a proposta ainda apresenta uma alternativa limpa e rentável para os resíduos de indústrias e até mesmo do esgoto, além de produzir o fertilizante, que é muito usado na  agricultura", frisou.

Os empresários foram recepcionados no Paço Municipal e, na sequência, participaram de uma reunião na Cooperativa Agropecuária Celeiro do Norte (Coacen).