Na manhã de hoje (19), na sala de reunião do Poder Legislativo, os vereadores e o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, estiveram reunidos com objetivo de discutir as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência física e visuais no município.

O promotor sugeriu a adoção de medidas e políticas para desenvolvimento de acessibilidade no âmbito municipal. Durante a reunião foi debatido ainda questões atinentes à criação do Conselho Municipal PCD para discutir todos os temas e as ações que devem serem tomadas para melhorar ou incrementar a mobilidade urbana aos portadores de algum tipo de deficiência física.

Ficou acordado entre os parlamentares a realização de uma Audiência Pública com a participação dos PCD, objetivando conhecer os principais problemas por eles enfrentados e desta forma elaborar as políticas públicas para as Pessoas com Deficiências.

Acessibilidade em prédios públicos, calçamentos seguindo as normas do PCD, criação de lei para calçamento em terrenos baldios, destinação de recursos financeiros para ações de acessibilidade, reuniões mensais foram assuntos amplamente debatidos.

Para os vereadores a pauta de acessibilidade sempre fez parte das discussões do parlamento e agora ganhará mais força com a participação efetiva do Ministério Público para reforçar as ações.

Irá tramitar no próximo dia (23), o requerimento solicitando a realização da audiência pública.