Os vereadores Damiani na TV – PSDB, Toco Baggio – PSDB, Acacio Ambrosini – Patriota, Dirceu Zanatta – MDB e Marlon Zanella – MDB, apresentaram a Indicação 415/2020 que aponta a necessidade de aquisição do medicamento dexametasona 6mg, para tratamento dos pacientes contaminados com covid-19, no município de Sorriso.

Uma pesquisa de Oxford indica ter encontrado a 1ª droga que reduz índices de morte em casos graves da covid-19, sendo ela o corticoide dexametasona, que se mostrou efetivo no tratamento de casos graves da doença, onde sua utilização no tratamento reduziu o numero de mortes.

De acordo com a pesquisa, os números mostram que a redução de mortes foi de 35% para pacientes que precisavam de respiradores e redução de 20% nas mortes de pacientes que precisavam de suporte de oxigênio.

O medicamento foi indicado para o tratamento dos pacientes infectados que necessitam de ventilação mecânica e para aqueles que necessitam de oxigênio e que não estão em ventilação mecânica.

O medicamento tem efeito anti-inflamatório e é de baixo custo, deve ser incluído no tratamento da doença, como já foi adotado pelo Reino Unido.

“A conclusão prática do Informe nº 14, foi que todo paciente com COVID-19, em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora da UTI, devem receber dexametasona via oral ou endovenosa 6mg 1x/dia por 10 dias, razão porque, faz-se necessária a presente indicação. Precisamos levar isso em consideração”, destaca Damiani.