Em Cuiabá, os vereadores Leandro Damiani, Maurício Gomes e Jane Delalibera participaram, nesta terça-feira (5),  da Audiência Pública sobre  “Pacientes Renal Crônico e Terapia Renal Substitutiva”, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. 

A implantação do Centro de Hemodiálise de Sorriso fez parte da pauta da audiência, que foi presidida pelo deputado estadual Ludio Cabral, e que contou com a presença do secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. 

“Este foi um espaço de diálogo e troca de informações entre os municípios e o Estado. Estamos buscando o tratamento das pessoas com problemas relacionados a doenças renais crônicas, e das que já necessitam de terapia renal substitutiva, no nosso município.  Precisamos fortalecer a rede de atenção à saúde, e para isso defendemos a descentralização e a regionalização dos serviços”, explicou Damiani.

Segundo o parlamentar, o centro de hemodiálise beneficiará toda a região, não apenas Sorriso. “Os pacientes de Lucas do Rio Verde e Nova Mutun, por exemplo, não precisarão mais se deslocar até Cuiabá para fazer a hemodiálise. Então esta é uma luta de toda a região”, pontuou.